Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DOS FATORES NUTRICIONAIS E ANTINUTRICIONAIS SOBRE A SANIDADE DOS PEIXES

Piaractus mesopotamicus (Pacu) - criado com bom manejo nutricional.
A IMPORTÂNCIA DOS FATORES NUTRICIONAIS E ANTINUTRICIONAIS SOBRE A SANIDADE DOS PEIXES
 Os alimentos fornecidos aos peixes devem ser de ótima qualidade e na quantidade adequada, é importante que seja balanceado de acordo com as exigências nutricionais da espécie que irá consumi-lo.

Pintados (Pseudoplatystoma coruscans) com despigmentação da pele que pode ter sido causado pela deficiência da vitamina A.
A alimentação se constitui na maior percentagem do custo de produção, cerca de 50 a 80%, portanto todo cuidado é pouco – como diriam nossos pais, avós e etc. A maioria das doenças, inclusive as nutricionais são causadas por excesso ou falta de ração fornecida, deficiência de nutrientes, fatores antinutricionais, toxinas que se acumulam por excesso de umidade ou armazenamento de forma inadequado da ração.
Podemos citar como doenças nutricionais de forma direta:
- Catarata: opacidade parcial ou completa do cristalino ou da sua cápsula, entre as causas associadas estão as condições dos fatores ambientais, como exposição à saturação de gás (metano, sulfídrico, nitrogênio e oxigênio), à insolação, e mudanças bruscas na temperatura da água, fatores genéticos, fatores nutricionais, como deficiência de micronutrientes (zinco e riboflavina), deficiência de vitamina A e riboflavina (B2) aminoácidos (cisteína, metionina e triptofano).
Alterações ósseas da coluna e outros ossos: deficiências de vitamina C, fósforo, cálcio e triptofano entre outros nutrientes.

- Escoliose: curvatura lateral da coluna vertebral

 Cyprinus carpio (Carpa Hungara) com escoliose, lordose e apresentavam amolecimento dos ossos da cabeça. Os principais motivos foram o excesso de estocagem e a subnutrição por falta da quantidade adequada de ração. O exemplar maior possui a mesma idade dos outros, foi criado em condições zootécnicas normais e apresentou o crescimento esperado para a espécie.


- Lordose: curvatura da coluna vertebral no sentido anterior a posterior

Brycon microleps (Piraputanga) com acentuada deformação da coluna vertebral.

 As piraputangas estavam sendo alimentados com milho e soja que ficavam nestes tambores - atenção para a coloração escura dos grãos  devido a presença de fungos e outros decompositores. Com certeza as quantidades de micotoxinas deveriam estar muito altas.
TAMBORES PARA A FERMENTAÇÃO DE MILHO E SOJA
Problemas na reprodução decorrente de manejo alimentar incorreto:
 
A fêmea de Tilápia abaixo com deformidade de coluna e ventre seco, apresentou os ovários com baixa fecundidade, tamanho reduzido e muitos glóbulos de gorduras nos óvulos.




A alimentação com peixes crus, pode causar a destruição da tiamina (B1) e com isto irá causar  irritabilidade, perda de equilíbrio, escurecimento da pele e convulsões nos peixes que forem alimentados com resíduos de abate. Além desses sintomas, pode elevar a concentração de amônia e causar a mortalidade dos peixes.

ALTERAÇÕES NO AMBIENTE:

O acúmulo de ração no ambiente causa alteração na qualidade da água, com sérios riscos para os peixes que estão sendo criados e se forem em tanques-rede em reservatórios para a fauna alóctone em relação a este. Dentre os fatores importantes podemos citar:
1.      Alteração da biodiversidade pelo favorecimento de algumas espécies da ictiofauna;
2.      Aumento de biomassa das espécies no entorno da piscicultura;
3.      Aumento de nutrientes como o fósforo, nitrogênio, cálcio e outros; levando a eutroficação do ambiente;
4.      Aumento da demanda bioquímica de oxigênio e da demanda química de oxigênio,
5.       Elevação da quantidade de sólidos suspensos, que poderá interferir na transparência ou turbidez da água e principalmente na fotossíntese e cadeia alimentar;
6.      Acumulo de ração no sedimento, que pode levar a produção de gases tóxicos, como: amônia, metano, gás sulfídrico e óxido nítrico.
 O aumento das taxas de alimentação aumenta a produção de peixes de forma linear, enquanto a qualidade de água diminui exponencialmente.
Importância da armazenagem adequada da ração:
Na maioria das pisciculturas a armazenagem das rações apresentam algum tipo de irregularidade, falta de pallets para fazer o extrato, embalagens encostadas na parede, guardar outros insumos junto com a ração. Veja as fotos a seguir: 



E por aí se vai... e olha que tem coisa pior... O piscicultor deve ter a consciência que tudo isto vai influenciar no custo e na qualidade do peixe produzido. A ração tem custo tão elevado e se constitui no principal fator de risco da produção, por isso merece maiores cuidados. 
As deficiências nutricionais levam os peixes a terem uma baixa imunidade e como consequência o surgimento de parasitoses e outras patologias, causando desde baixo crescimento até grande mortalidade dos animais. 

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é importante!

Postagens mais visitadas deste blog

"PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS: RENDIMENTOS E PERDAS"

Os rendimentos na filetagem da tilápia são variáveis, e fatores como o tamanho, sexo e a linhagem dos peixes devem ser considerados. Este é, obviamente, um elemento importante para ser incluído no cálculo dos custos de produção. O rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, em torno de 8 a 12% do peso corporal constitui-se em vísceras.  Para filés com pele : podem ser obtidos os rendimentos de 40 a 42%.  Para os filés sem pele : cerca de 32% a 38% podem ser alcançados se o filetagem for feito de forma manual e apenas 30% a 31% se for realizado em uma máquina de filetagem. Perdas durante o congelamento : o congelamento pode ser feito antes de embalagem dos filés, e pode gerar perda de 1 a 3% (dependendo do sistema de congelamento utilizado). O processo de congelamento deve ser realizado tão rapidamente quanto possível e o material congelado deve ser embalado antes ou logo após o congelamento, a fim de evitar perdas por desidratação. Tabela. Porcentag

"FRIGORÍFICO DE PEIXES SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS"

EMPRESA DE AGRONEGÓCIO QUE ATUA NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES DESDE 1995; PRODUZINDO, ABATENDO E COMERCIALIZANDO FILÉS DE TILÁPIA E PEIXES PARA PESQUEIROS.  A CRIAÇÃO É REALIZADA COM NORMAS TÉCNICAS BASEADAS NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E NA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS.   LOCALIZAÇÃO: ROLÂNDIA – PR VISITE NOSSO SITE: http://pescadossmartfish.com.br/index.php  PRODUTOS SMARTFISH PESCADOS SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - E-mail: pescados.smartfish@hotmail.com site:... Telefones: Fixo: 43-3256-4023 Vivo: 43-9148-1075 Tim: 43-9972-2536 Oi: 43-8455-6601 Claro: 43-8801-8387 A META DE PRODUÇÃO E ABATE DA SMARTFISH É  900 TONELADAS DE PEIXES/ANO E O OBJETIVO É CHEGAR A 7 TONELADAS/DIA.       PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES SAUDÁVEIS PARA O CONSUMO: AQUISIÇÃO DE ALEVINOS DA PISCICULTURA AQUABEL: FONE: 43-3255-1555 ESTOCAGEM AGENDADA ALEVINOS COM ÓTIMA GENÉTICA ALEVINOS COM 5 DIAS DE ESTOCAGEM Juvenis

"FORNECEDORES DE ALEVINOS E PEIXES NA REGIÃO DE LONDRINA E NORTE DO PARANÁ"

Engorda intensiva - tilápias se alimentando e muito saudáveis. 1.        PISCICULTURA AQUABEL – ROLÂNDIA – PR ALEVINOS DE TILÁPIA – PA E SUPREME. FONE: 43 – 3255-1555 – site: pisciculturaaquabel.com.br. Eng. Agrônomo Ricardo Luis, gerente geral da Aquabel e responsável pela comercialização de alevinos. Alevinos depurando para entrega aos piscicultores   Embalagem com alevinos preparados para o transporte http://criapeixe.blogspot.com/2013/01/piscicultura-aquabel-um-marco-na.html 2.        PISCICULTURA BANDEIRANTES – ROLÂNDIA – PR PEIXES VIVOS PARA PESQUEIRO – TILÁPIAS E PACU. FONE: 43 – 9972-2536. 3.        JULIO HERMANN LEONHARDT – PISCICULTURA MATÃO - FLORESTÓPOLIS – PR ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA. 4.        JANETE/VALMOR – CAMBARÁ – PR ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS: CARPAS, PACU, DOURADO, PINTADO E OUTRAS. FONE: 43 – 9109-9090. 5.        ROBERTO MOREIRA – SANTA MARIANA – PR ESPÉCIES NATIVAS: PACU